Ler ajuda no equilíbrio emocional?

Quando você está engajado em ler um livro com intenção consciente, está regulando as partes superativadas e estressadas de sua mente, trazendo sua atenção para dentro

Ler é talvez um dos melhores hobbies do mundo , e um dos mais saudáveis. Esteja você lendo ficção ou não ficção, um jornal ou um poema, a leitura não é apenas educativa e informativa, é também divertida e relaxante. E, embora ainda seja uma área pouco explorada, as pesquisas sobre a leitura têm mostrado seus muitos benefícios.

Ao longo dos anos, médicos, cientistas e pesquisadores confirmaram que a leitura é uma atividade redutora de estresse que pode diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Foi comprovado que melhora a memória das pessoas, aumenta o poder do cérebro e até aprimora as habilidades empáticas. A leitura tem sido associada a uma expectativa de vida mais longa .

Então, como exatamente a leitura faz tudo isso? Como tantos outros fenômenos humanos, tudo começa com o cérebro. Pode não parecer, mas quando estamos olhando as palavras na página, nosso cérebro está executando vários processos simultâneos, desde análise de palavras e detecção auditiva até vocalização e visualização, até a experiência que conhecemos e amamos chamada leitura.

De acordo com o estudo, quando lemos, a conexão entre o córtex temporal esquerdo do cérebro – a área associada à recepção da linguagem – é intensificada. Além do mais, essa atividade intensificada continua por vários dias após a leitura.De acordo com o mesmo estudo da Emory University, a leitura não apenas aumenta a conectividade no córtex temporal, mas também aumenta a atividade no sulco central do cérebro, ou região responsável pela atividade motora sensorial primária. Quando lemos, os neurônios nessa área do cérebro são ativados para criar uma sensação de não apenas ler sobre a ação do livro, mas experimentar as sensações que ele está descrevendo.instruções intensas de melhoria de leitura em crianças pequenas realmente fazem com que o cérebro se reprograme fisicamente. Ao fazer isso, o cérebro cria mais matéria branca, o que melhora a comunicação dentro do cérebro. Os resultados sugerem que déficits de leitura em crianças podem apontar para problemas específicos nos circuitos do cérebro que podem ser tratados e melhorados com a leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *