Vender é importante, mas ter um serviço técnico de qualidade é ainda mais importante, pois você precisará resolver os problemas inevitáveis que os clientes irão enfrentar diariamente.
O fato é que a grande maioria das empresas que estão iniciando não dão a devida atenção a esse setor e acabam perdendo clientes que poderiam ter sido fidelizados.
Pensando nisso, trouxemos uma série de dicas que irão ajudar você a se conscientizar em relação ao serviço técnico e como você pode melhorar esse setor na sua empresa.
Se interessou, não é mesmo? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura desse conteúdo.
Vamos lá!
Por que o serviço técnico é importante para consumidor
O Serviço técnico é essencial quando o assunto é prestação de serviço, pois esse setor lida com o suporte pós compra.
Imagine que você acabou de comprar o plano SKY pacotes completo, é necessário que o profissional do serviço técnico vá até sua residência para instalar o produto e garantir o bom funcionamento de todos os serviços oferecidos no pacote.
Portanto, é de suma importância que o serviço técnico seja capacitado e tenha habilidades de socialização com o cliente, já que tratará diretamente com ele.
Tipos de serviços técnicos
Antes de mais nada é preciso entender que existem diversos setores dentro de um suporte técnico, isso por que a demanda precisa ser dividida de modo que problemas mais simples possam ser solucionados com velocidade.
Nos tópicos abaixo você pode conferir quais são os tipos de serviços técnicos mais utilizados.
Suporte técnico especializado
O suporte técnico especializado é utilizado somente quando, como o próprio nome sugere, o serviço técnico demanda profissional capacitado em determinado tipo de área.
Vamos ao seguinte exemplo: se houver problema de instalação, logo o suporte técnico especializado irá enviar alguém que esteja capacitado em instalações.
Suporte técnico autorizado
Já o suporte técnico autorizado é quando a empresa autoriza algum estabelecimento a realizar algum tipo de suporte ao cliente.
Esse tipo de suporte, apesar de ainda ser muito popular, possuía grande fama alguns anos atrás.
Era comum que as pessoas falassem a seguinte frase: “vou levar minha televisão na autorizada”.
Central de suporte técnico
É aqui onde tudo acontece, pois a central é quem filtra os problemas a repassar as demandas quando necessário.
Vale lembrar que na central de suporte é possível solucionar muitos problemas via telefone ou mensagens, portanto, esse setor tem grande importância dentro de uma empresa.
Como ter um bom serviço técnico
Para ter um bom serviço técnico na sua empresa é preciso ter em mente os seguintes itens:
- Capacitação profissional
- Estrutura para suprir a demanda
- Estratégia de ataque
Claro que, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é preciso ter acesso a ferramentas e canais de comunicação que facilitem o trabalho, como pode ser observado logo abaixo.
Obtenha ferramentas de atendimento automatizado
Existem diversas ferramentas que são utilizadas para automatizar o atendimento ao cliente, por exemplo:
- Chatbots
- Respostas automáticas
- Formulários de atendimento
Enfim, o mercado está lotado de ferramentas úteis para esse fim que você pode adquirir conforme sua real necessidade.
Otimize seus canais de comunicação
Foi o tempo que o atendimento ao cliente era feito apenas pelo telefone, hoje em dia quanto maior for os canais de comunicação, mais rápido o problema do cliente será solucionado.
Portanto invista em:
- Redes sociais
- Chat incluso no site da empresa
- Skype
Dentre muitas outras opções de comunicação que você pode utilizar para melhorar o atendimento.
Agora que você já sabe quais são as melhores formas de prestar serviço técnico, lembre-se de continuar nos acompanhando para estar por dentro de todas as novidades e dicas que postamos todos os dias aqui no site.