
Branding é um conceito um pouco vago e incompreendido para muitas empresas e profissionais de marketing e também a importância do business branding para transformar seu negócio em uma marca profissional na mente do público-alvo “clientes atuais e potenciais”.
É o efeito de uma estratégia, processos e soluções de branding de negócios consistentes e bem-sucedidos que desenvolveram uma percepção positiva consistente sobre a marca como um negócio confiável, conhecido por qualidade distinta e vantagens competitivas excepcionais.
Enquanto o marketing é sobre estratégias, táticas, canais, soluções e métodos para promover seus produtos ou serviços de negócios para clientes em potencial, branding é criar a ponte entre seus produtos e os clientes-alvo que encurtam a jornada do comprador para escolher seus produtos em vez de qualquer outro. outras alternativas sem qualquer tipo de hesitação.
O branding é essencial para as atividades de marketing e branding pessoal pois você deve definir os principais aspectos da sua marca antes de escolher ou desenvolver quaisquer estratégias ou soluções de marketing com base nas respostas das seguintes perguntas:
- Quais são sua missão e objetivos de negócios atualmente e no futuro?
- Como seu negócio é percebido atualmente pelo público-alvo?
- Quais são as características e vantagens competitivas dos produtos ou serviços disponíveis?
- Quais são as qualidades ou atributos que você deseja associar à sua marca quando o público-alvo for exposto a qualquer coisa relacionada à sua marca?
Desenvolver um valor de marca forte com atividades de branding consistentes que posicionem as marcas como uma escolha confiável permitirá que as empresas:
- Gere mais conversões e vendas
- Cobrar mais pelos produtos ou serviços disponíveis
- Aumente o valor do negócio
- Alcançar reconhecimento positivo instantâneo dentro da concorrência “ex: Logotipo da empresa / Embalagem de produtos / Materiais Impressos Promocionais”
- Aumente a confiança e as conexões emocionais
- Gerando mais clientes pelo poder da publicidade “boca a boca” positiva
- Reter mais clientes e defensores da marca
- Criando mais chances de expansão e extensões de marca
- Apoiar campanhas de marketing e publicidade em diferentes canais
Em outros casos, marcas com participação de mercado decrescente ou mudando para uma percepção negativa por causa de produtos de baixa qualidade, desempenho insatisfatório de atendimento ao cliente e outras crises que levam ao descumprimento das promessas da marca aos clientes exigirão uma resposta planejada rápida com atividades de rebranding adequadas e processos.
Branding é desenvolver e manter a percepção e o posicionamento positivos nos mercados-alvo por meio de todas as suas ferramentas de comunicação empresarial, incluindo:
- As mensagens da sua marca
- Qualidade dos seus produtos ou serviços
- Sua estratégia de preços
- Identidade visual
- Todos os canais de marketing e canais de publicidade e campanhas
- Atitude dos colaboradores internos “ex: equipa de apoio ao cliente/experiência na loja”
O primeiro passo para transformar o seu negócio numa marca de renome é procurar a “ melhor agência de branding ” do seu país ou cidade para apoiar o seu negócio no processo de transformação, dependendo da experiência e competências da equipa da agência nesta área mais experiências associadas